06/11/2019

DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS E TRABALHO EM CASA

dicas-aumentar-produtividade-estudo-trabalho-em-casa

Muitas pessoas estão trabalhando e estudando em home office atualmente, por isso, decidi trazer um post com dicas para aumentar sua produtividade e assim, melhorar o aproveitamento do tempo utilizado em seu trabalho ou estudo.
1 - Acordar cedo e ter planejamento: não adianta acordar cedo e estar com sono. Por isso, uma noite de sono regulado é sempre necessário! Porém, não resolve acordar cedo e não saber o que fazer no dia, com isso, vem o planejamento.
-  Priorize tarefas importantes. Faça o que é necessário para ser entregue, antes. Isso ajudará você a ter mais tempo livre depois, pois você se livrará de algo mais "pesado" primeiro.
- Faça uma lista de tudo que você precisa fazer no dia, caso necessário, separe por horários.
- O calendário do Google é uma ferramenta muito útil para você se organizar. É possível fazer organização mensal e diária (com os horários separados).

2 - Evite se sobrecarregar: não force sua mente a fazer várias tarefas, pois isso cansa e te torna menos produtivo.
 - Diga não a convites inesperados em horário de trabalho, para que assim você não se perca.
- Evite trabalhar em excesso, faça apenas o que você acha necessário para o dia
- Peça a amigos e familiares para que não te interrompam e saibam que quando você está no home office, está trabalhando.
- Tenha horários separados para descanso, sua mente precisa se aliviar depois de um tempo.

3 - Encontre formas de se manter com energia
                - Hidrate-se. Tomar água de hora em hora ajuda a manter a energia, pois caso você não saiba, a desidratação causa sonolência.
                - Quando estiver mais cansado, tome um banho. Isso ajuda a acordar o corpo depois de muito tempo sentado.
                - Trabalhe em local iluminado, falta de luz pode causar sono e cansaço rapidamente. Tente sempre usar a iluminação natural, ela é melhor que a artificial.
                - Alterne tarefas para que não se canse rapidamente usando toda a energia em apenas uma. Isso ajuda a mente a refrescar e mudar um pouco o assunto com que você está tanto pensando.

4 – Troque de roupa
Se troque quando você for trabalhar, pois assim o cérebro passa a entender que você não vai ficar em casa descansando. Não tem que ser necessariamente uma roupa muito arrumada, apenas uma que você se sinta confortável e disposta. Assim, vai entender que o dia já começou e tem afazeres.

5 – Esqueça as redes sociais
                - O celular é uma das principais distrações que temos no nosso dia a dia, por isso tente se manter longe do celular para que possa ficar mais focado em seu trabalho.
                - Caso seja necessário, existem alguns aplicativos que te impedem de usar o celular enquanto está fazendo alguma tarefa importante, seja trabalhando ou estudando. Você apenas define o tempo que quer se manter longe do celular e o aplicativo te ajuda com isso.

6 – Aplicativos
                - Focus Keeper: é um aplicativo em inglês e gratuito. Você define por quanto tempo quer se manter focado e faz um intervalo após o tempo escolhido. Começa por 25 minutos, mas você pode alterar, diminuindo ou aumentando. O recomendado é deixar 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos.
                - Forest: é um aplicativo inglês e pago (na App Store está por R$7,90). Você define o tempo que pretende ficar sem mexer no celular e quando começa a contagem, uma árvore cresce de acordo com que o tempo vai passando. Você pode ver seu desenvolvimento durante o dia, semana e mês no aplicativo e ver o quão produtivo foi. Isso te estimulará a continuar assim.
                - Be Focused: é um aplicativo inglês e gratuito. Você define o tempo que quer se manter focado nas configurações, juntamente com o tempo de intervalo curto e longo. Dependendo do tempo que você trabalha, pode escolher qual sua meta de tempo com foco no dia. O aplicativo se inicia com 25 minutos, 5 minutos de pausa curta, 15 minutos de pausa longa e a meta de tempo seriam 10 vezes os 25 minutos finalizados.
                - Plantie: é um aplicativo inglês e gratuito. Funciona da mesma forma que o Forest, porém é uma versão gratuita do aplicativo. De acordo com seu foco, você vai sendo “recompensado” com moedas, onde pode trocar a planta inicial por outras. Tem também o calendário onde você pode ver a estatística diária de seu desempenho. Além disso, você pode coletar crachás para se manter motivado a continuar, um dos exemplos de crachás é o tempo que você fica focado (exemplo: com 10 horas focado você recebe o crachá de bronze, com 100 horas recebe o crachá de prata e com 1000 horas recebe o crachá de ouro).

Me acompanhem nas redes sociais e sigam o blog para mais posts como esse. 
Instagram - @calantagarcia
♡ Pinterest - Calanta Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais antiga